Exames de Licensa ou de Ordem

segunda-feira, 27 de dezembro de 2010


          Tramita, desde meados de 2005, no nosso legistaltivo um projeto de lei que regulamenta a aplicação de um exame de ordem para que todo médico recém graduado consiga efetuar seu cadastro em seu respectivo CRM, e assim exercer plenamente a medicina. A justificativa para tal projeto é tentar combater tantos casos de imperícia, e de erros médicos que vem ocorrendo nos últimos 10 anos. 
          Segundo os criadores da proposta um exame após o término do curso de medicina faria uma espécie de controle de qualidade dentre os candidatos a exercer a profissão, uma vez que o número de egresoss de escolas medicas vem crescendo de forma absurda, (por conta de igual crescimento da quantidade de escolas médicas ao redor do país) e o controle sobre a qualidade desse médico que está sendo formado é insuficiente. Com um exame de ordem pela frente o futuro profissionnal médico teria mais preocupação com sua conduta durante a formação e estaria mais comprometido com a qualidade de sua atuação profissional, já que ela seria rigorosamente avaliada.
          Em tese um exame de ordem poderia ser viável se contemplasse todas suas propostas, mesmo que para nós estudantes de medicina, uma prova após a formação seria mais um grande obstáculo a ser vencido para chegar a condição de profissional médico, somando-se a tantos outros. 
A grande prova que esse tipo de exame poderia dar certo é o USMLE(United States Medical Lincensing Examination) o exame de licenciamento médico dos Estados Unidos. A avaliação deste exame é dada em 3 passos (3 steps); o primeiro avalia o conhecimento biomédico(básico) do candidato; o segundo avalia o conhecimento clinico e o terceiro avalia a capacidade de aplicação desses conhecimentos na pratica médica desacompanhada. Em resumo o exame consegue avaliar o candidato de forma completa e eficiente, olhando em todos os âmbitos do conhecimento que ele obteve durante os anos de graduação.
          Entretanto, estamos falando de Brasil, nossas determinantes são outras e nao se pode pensar em copiar uma coisa pronta de outro pais. Aliás, já tentamos, copiamos o SAT para fazer o nosso ENEM, o resultado que tivemos ate agora foi desastroso. Em outras palavras para que um exame de licenciamento medico brasileiro dê certo é necessario pensá-lo de forma precisa, para que ele contemple todas as etapas da formação médica, avaliando teoria e prática, talvez se bem elaborado o exame faça com que prevaleçam os bons médicos, quem sabe?
         O que deve ser salientado é que nao basta que sejamos contra a implantação do exame de ordem para nós estudantes de medicina apenas por que ele vai representar mais uma prova, mais uma dificuldade em nosso caminho de profissionalização, mas devemos sim, ser contra, caso ele se divida os profissinais em oriundos de faculdades publicas e privadas, caso ele se apoie nas bases erradas para fazer sua avaliação, afinal um teste escrito não diz quem vai ser melhor ou pior médico.


Para mais informações o site do USMLE: http://www.usmle.org/

0 comentários:

Postar um comentário